despedida

Pierre Verger, em entrevista concedida à Gilberto Gil, ao ser questionado se incorporava na roça de Candomblé, responde que “sou um idiota francês racionalista que não se deixa levar…” ou algo próximo a isso, como foi ele quem disse e não eu, reproduzo.

Como era comum na minha infância a criação dos filhos estar sob a tutela da mãe, comigo e meus irmãos não foi diferente, e sendo ela filha de alemães e franceses, então sou um idiota racionalista que tem essa herança cultural, a também nunca incorporei numa roça de Candomblé e nem fora de uma, e aporrinhava minha mãe de santo querendo entender o porque aquilo funcionava, tinha que ter um porque, aquilo não podia ser apenas assim e pronto…

Pergunta, o que tem isso em relação a despedida? diretamente nada… indiretamente, sei lá… mas uma das coisas que gosto, sendo um idiota racionalista que se deixa levar um pouco sim é verdade, é observar o ser humano, e de preferência as pessoas ditas “simples”. Por que ditas “simples”? Porque a maioria acredita que pessoas sem estudo são “burras”, porém a verdadeira burrice de quem se considera inteligente é confundir ignorância (falta de conhecimento) com falta de sabedoria (burrice, idiotice, manezisse, e etc…) e as pessoas “simples” muitas vezes dão verdadeiros testemunhos de sabedoria… e que prazer é poder colher essas flores de ensinamentos cultivadas por essas pessoas, muitas vezes com sangue suor e lágrimas… (ok, é do Churchill essa citação, mas tá valendo…)

esse texto foi escrito no último dia de aula no prédio antigo, quando depois da aula fui me despedir das tias do elevador, do pessoal da garagem e da lanchonete, pessoas com quem convivi um ano com muitas conversas interessantes, e que nos emocionamos ao nos despedirmos… e merecia um registro disso…

Deixe um comentário

